Você sabe o que é Raio X?
O raio X é um tipo de radiação eletromagnética com frequências superiores às radiações ultravioletas, ou seja, maiores que 1018 Hz. A Descoberta do raio X e a primeira radiografia da história ocorreram em 1895, pelo físico alemão Wilheelm Conrad Rontgen, fato esse que lhe rendeu o prêmio Nobel de física em 1901. Foi durante o estudo da luminescência por raios catódicos num tubo de Crookes que Conrad descobriu esse raio. A denominação “raio X” foi usada por Conrad porque ele não conhecia a natureza da luz que ele tinha acabado de descobrir, ou seja, para ele tratava-se de um raio desconhecido.
Os raios X são obtidos através de um aparelho chamado de Tubo de Coolidge. Esse é um tubo oco, evacuado e que contém um cátodo em seu interior. Quando esse cátodo é aquecido por uma corrente elétrica, que é fornecida por um gerador, ele emite grande quantidade de elétrons que são fortemente atraídos pelo ânodo, chegando a este com grande energia cinética. Quando eles se chocam com o ânodo, transferem energia para os elétrons que estão nos átomos dos ânodos. Os elétrons com energia são acelerados e então emitem ondas eletromagnéticas que são os raios X.
Através de estudos sobre os raios X, Rontgen verificou que os mesmos têm a propriedade de atravessar materiais de baixa densidade, como os músculos, por exemplo, e são absorvidos por materiais com densidades mais elevadas como, por exemplo, os ossos. Foi em razão dessa descoberta que esses raios passaram a ser largamente utilizados para realização de radiografias. Hoje o raio X possui vasto campo de aplicação, além da aplicação nas radiografias. São utilizados, por exemplo, no tratamento de câncer, na pesquisa de estrutura cristalina dos sólidos, na indústria e em muitos outros campos da ciência e da tecnologia.
Os raios X propagam-se com a velocidade da luz e, como qualquer outra onda eletromagnética, esses raios estão sempre sujeitos aos fenômenos da refração, reflexão, difração, polarização e interferência.
Assim como outras coisas, esse raio possui ações benéficas e maléficas. A exposição demorada desse raio no corpo humano pode causar sérios danos à saúde como, por exemplo, lesões cancerígenas, morte de células, leucemia, entre outros.
Devido a isso que o profissionais da saúde que trabalham como radiologistas só podem trabalhar duas vezes na semana devido a alta exposição que sofrem a estes raios enquanto trabalham.
Máquina Fotográfica Sua História e Evolução
Você Por Acaso já imaginou como eram as primeiras máquinas fotográficas?
A primeira máquina fotográfica da história foi a câmara escura criada pelo filósofo Aristóteles. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporciou imagens mais nítidas.
Agora falando especificamente das câmeras fotográficas podemos afirmar que esse dispositivo surgiu no final do século XIX, por meio de George Eastman, fundador da Kodak Company. George teve a idéia de criar uma longa camada de nitrato de celulose, a cada foto, tal camada era enrolada em uma espécie de carretel.As Câmeras Estman ficaram conhecidas pela sua simplicidade:Era só o usuário apertar o botão e pronto.Isso foi muito importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.
Os Primórdios da Fotográfia Digital
O conceito da fotográfia digital aparceul junto com a guerra fria e a corida espacial. Afinal, como fotos do espaço e do país rival poderiam ser tiradas a milhares de quilômetros de altura se o filme não pudesse ser trazido à Terra para ser revelado?
A primeira tentativa de se criar uma câmera digital foi apenas em 1975, por Esteven Sasson, da Kodak. Usando o novíssimo chip CDD de detecção de imagens, desenvolvido pela Fairchild Semicoductor em 1973, o protótipo pessava 3Kg, gravava imagens em preto e branco, tinha uma resolução de 0.01 megapixels(10 mil pixel) e prescisava de 23 segundos para capturar uma imagem. Obviamente, o dispositivo era apenas um protótipo.
A primeira câmera eletrônica portátil(como os aparelhos de hoje) surgiu em 1981. A sony Mavica não pode ser considerada uma "câmera digital", pois não captava images estáticas, mas gravava vídeos( como filmadoras ) e salvava apenas alguns frames (que, de fato, são fotos). A qualidade de imagem pode ser considerada igual à das televisões da época.A comercialização das câmeras digitais começou apenas em 1986.
A chegada das verdadeiras câmeras digitais
Provavelmente a primeira câmera realmente digital, gravando imagens como arquivos recohecidos no computador foi a Fuji DS-1P em 1988 com 16 MB de memória interna.
Logo, a primeira câmera digital lançada comercialmente foi a Dycam Model 1, em 1990, com capacidade de se conectar a um PC ou um Mac para transmitir fotos.
Podemos considerar o período entre 2001 e 2003 como a verdadeira época de popularização das câmeras digitais.
Hoje, percebemos que a maioria das câmeras domésticas apresenta resolução até mesmo superior às necessidades dos usuários, os telefones celulares com câmera têm resolução comparável com câmeras digitais de 'berço'. Até mesmo câmeras com recursos profissionais para consumidores domésticos desafiam as filmadoras com 12.2 MP e capacidade de gravar vídeos em HDTV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário